sábado, 31 de outubro de 2009

[RE]usa'rte vence "Almada Terra do Conhecimento"



É com grande orgulho que o grupo colectivo [RE]usa vem por este oficial meio anunciar-vos que o projecto [RE]usa'rte foi premiado no concurso Jovens Talentos na categoria Almada, Terra do Conhecimento.

Tal como aqui anunciado, a cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 29 de Outubro, pelas 21h, no Auditório Fernando Lopes Graça do Fórum Romeu Correia. Esteve ainda patente uma exposição descritiva de todos os jovens a concurso e também a exposição [RE]usa'rte, projecto a concurso na sala Pablo Neruda.
Na hora da entrega de prémios, Al-Madan foi anunciada como a entidade promotora premiada na categoria de Conhecimento através do projecto dos [RE]usa.

Objectivo do Concurso

O concurso Jovens Talentos tem como objectivo "incentivar, promover e reconhecer os projectos e percursos de jovens dos 12 aos 30 anos, que através do seu trajecto de vida desenvolveram, integraram e implementaram na comunidade valores compreendidos na Carta das Cidades Educadoras, valores esses que são fundamentais para o desenvolvimento local, do concelho que impulsionam a intervenção comunitária valorizando uma cidadania activa que carece de um grau elevado de responsabilidade".

"Os projectos e percursos de vida devem ser constantes e passíveis de demonstração, sendo fulcral evidenciar a criatividade, inovação, viabilidade de execução económica e reflectir a sua importância ao nível do Concelho de Almada".
(in m-almada.pt)

O significado do prémio

O prémio Almada terra do conhecimento distingue "o papel do (s) jovem (s) na sua acção no plano do conhecimento como investigação."
(in m-almada.pt)

Para o grupo, mais do que trabalho e dedicação, este prémio valoriza um projecto que "junta na dose certa, arte e ecologia", um projecto com futuro, nomeadamente sustentável.

Os agradecimentos

Por fim, resta-nos felicitar a Câmara Municipal de Almada pela iniciativa tomada com esta 1ª edição do concurso, às entidades que nos têm apoiado, nomedamente ao Centro Juvenil de Sto Amaro onde albergam o nosso atelier, aos amigos e famíliares que nos têm apoiado, à Margarida Botelho por ter sido a responsável impulsionadora da formação do grupo e por fim, mas não menos importante, à Al-Madan - Associação Cultural e Recreativa de Almada - por desde logo se ter prontificado a promover este projecto vencedor, demonstrando uma capacidade creativa e inovadora no apoio aos mais jovens.

A todos um muito obrigado e de futuro esperamos surpreender-vos com um projecto com o objectivo de envolver, ainda mais, a população local (e não só) como ser criativo num processo de adaptação para um futuro mais sustentável.

Até lá,
[RE]usem-se!

Sem comentários: